Na concepção já se inicia uma vida humana. O desenvolvimento infantil já se inicia na barriga da mãe.
Um processo de transformação que continuará por toda vida. Neste momento nasce também uma mãe que lida com todas as transformações hormonais e corporais que logo quer garantir todas as informações importantes, garantindo que seu bebê tenha acesso a tudo que ele necessita.
O desenvolvimento do bebê ocorre de forma orquestrada e organizada, cada criança tem seu processo. É singular, único e especial. Mesmo assim segue o padrão determinado pelo nosso histórico evolutivo. O desenvolvimento dos primeiros mil dias requer atenção e um olhar apurado, para acompanhar todos os marcos de desenvolvimento de cada período e propiciar uma estimulação apropriada.
Vamos nos aprofundar um pouco mais, para entendermos como funciona o desenvolvimento cerebral inicial que envolve todas as aquisições neste período.
Desenvolvimento infantil: Como funciona
Sabemos que o cérebro desse bebê já é geneticamente orientado, e passará por modificações de acordo com suas experiências ambientais.
O cérebro é um órgão vivo, e toda essa maleabilidade chamamos tecnicamente de plasticidade cerebral. A plasticidade possibilita a aprendizagem. As primeiras experiências podem ter efeitos longos na capacidade do sistema nervoso central de aprender e armazenar informações. Como tudo, existe os dois lados dessa moeda. A plasticidade permite a aprendizagem com os estímulos do ambiente, porém pode levar a danos no caso de estímulos nocivos.
No início da vida, nos primeiros mil dias após o nascimento, a plasticidade é máxima. Os bebês e crianças possuem capacidade flexível em sua construção, com uma inteligência que pode se expandir à medida que o ambiente os estimule.
Aprender através das brincadeiras até parece ilusão, mas para os pequenos é algo sério e inato. Por isso, o meio em que eles vivem deve ter um clima de afeto, de troca com outras pessoas e de muita estimulação dentro das brincadeiras.
Estimulação Precoce
A estimulação precoce propicia o fortalecimento e desenvolvimento adequado, através de estimulações e exercícios sensoriais que ampliam o controle emocional proporcionando à criança uma sensação de segurança e prazer, além de ampliar a habilidade mental, facilitando a aprendizagem.
Assim, as crianças desenvolvem habilidades para estimular a si mesmas por meio das brincadeiras livres e do exercício da curiosidade, da exploração e da imaginação. O importante é que as atividades de estimulação precoce ocorram de forma agradável e gradativa. Comece de uma forma simples e vá ampliando as ferramentas para o desenvolvimento.
Como funciona a estimulação precoce?
Afinal o que é essa estimulação precoce? É uma ciência baseada principalmente na neurociência, na pedagogia, e na psicologia cognitiva e evolutiva. Tem como finalidade favorecer o desenvolvimento integral da criança. A mesma faz uso de experiências significativas nas quais intervêm os sentidos, a percepção e o prazer de exploração, o descobrimento, o autocontrole, o jogo e expressão artística. Seu objetivo final é desenvolver a inteligência e vínculos afetivos sólidos.
Desenvolvimento Infantil, e agora?
Você vai me perguntar..."Pesquisei tudo que meu bebê precisa para a etapa que está como eu começo?" Da forma mais natural possível, brincando. Aproveite cada momento para ajudar seu bebê a desenvolver diferentes habilidades. Por exemplo, gosto muito de uma área da pesquisa transcultural que envolve o “manhês”, já ouviu falar?! É uma fala dirigida ao bebê, inclui gramática simplificada, ritmo mais lento, variações de tom, entonação exagerada e repetição de expressões. A fala no “manhês” atrai a atenção do bebê para linguagem falada. Viu como a estimulação ocorre naturalmente!
E por aí como está o “manhês”?! Me conta aqui.
* Carlayne Carvalho é Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga, Especialista em Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce, Terapeuta Certificada ESDM pelo Mind Institute UC/Davis.
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