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Conversas Maternas - Eduardo Duarte
Foto do escritorPor Geovanna Tominaga

Teoria do Apego



Teoria do Apego

A teoria do apego é uma estrutura psicológica que descreve a dinâmica das relações interpessoais e a maneira como os seres humanos formam vínculos emocionais.


Desenvolvida inicialmente pelo psicólogo John Bowlby nos anos 1950, a teoria do apego sugere que os vínculos emocionais que as crianças estabelecem com seus cuidadores principais são fundamentais para seu desenvolvimento emocional e social.


Mary Ainsworth, uma colaboradora próxima de Bowlby, expandiu a teoria através de suas pesquisas e desenvolveu o conceito de estilos de apego. Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre o que diz essa teoria.


Princípios Básicos da Teoria do Apego


O psicólogo baseou sua teoria em alguns quatro pilares. Entenda cada um deles:


  • A Necessidade de Proximidade

  • Base Segura

  • Ansiedade de Separação e Protesto

  • Modelos Internos de Funcionamento


A Necessidade de Proximidade

Bowlby propôs que as crianças têm uma necessidade biológica de se manterem próximas aos seus cuidadores para se sentirem seguras e protegidas. Esta necessidade de proximidade é um mecanismo de sobrevivência que assegura que as crianças recebam cuidado e proteção.


Base Segura

Um dos conceitos centrais da teoria do apego é a ideia da "base segura". Crianças que desenvolvem um apego seguro com seus cuidadores se sentem confortáveis para explorar o ambiente, sabendo que podem retornar ao cuidador para segurança e conforto.


Ansiedade de Separação e Protesto

As crianças mostram sinais de ansiedade e protesto quando são separadas de seus cuidadores. Esta reação é vista como uma resposta natural e saudável que demonstra o vínculo de apego.


Modelos Internos de Funcionamento

Bowlby sugeriu que as experiências de apego formam modelos internos de funcionamento, que são representações mentais das relações que influenciam como os indivíduos percebem a si mesmos, os outros e o mundo ao longo da vida.



Estilos de Apego



teoria do apego

Os estilos de apego são categorias que descrevem diferentes padrões de comportamento e relacionamentos emocionais que as crianças desenvolvem com seus cuidadores.


Estes estilos foram identificados através das pesquisas de Mary Ainsworth, que colaborou com John Bowlby, o criador da teoria do apego. Ainsworth conduziu o estudo "Strange Situation" (Situação Estranha) para observar como as crianças reagiam à separação e ao reencontro com seus cuidadores, resultando na identificação de quatro principais estilos de apego:


Apego Seguro

  • Crianças com apego seguro exploram o ambiente quando o cuidador está presente.

  • Mostram angústia moderada quando o cuidador sai.

  • Demonstram alegria e se consolam rapidamente quando o cuidador retorna.

  • Tendem a desenvolver uma autoestima saudável.

  • São mais capazes de formar relacionamentos positivos e estáveis.

  • Apresentam melhores habilidades de resolução de problemas e maior resiliência.



Apego Inseguro-Avoidante

  • Crianças com apego inseguro-avoidante evitam ou ignoram o cuidador.

  • Mostram pouca angústia durante a separação.

  • Exibem pouca ou nenhuma reação de alegria quando o cuidador retorna.

  • Podem ter dificuldades em confiar nos outros.

  • São propensas a evitar a intimidade emocional e a depender mais de si mesmas.

  • Podem ter dificuldades em reconhecer e expressar suas emoções.


Apego Inseguro-Ambivalente/Resistente

  • Crianças com este estilo de apego mostram ansiedade intensa antes da separação.

  • Ficam extremamente angustiadas durante a separação.

  • Demonstram comportamento ambivalente ou resistente quando o cuidador retorna (buscam proximidade mas também resistem a ela).

  • Podem crescer sendo emocionalmente dependentes.

  • Tendem a ter dificuldades em gerenciar suas emoções e em confiar nos relacionamentos.

  • Podem ser mais propensas a apresentar comportamentos ansiosos e inseguros.


Apego Desorganizado

  • Crianças com apego desorganizado exibem comportamentos confusos ou contraditórios em relação ao cuidador.

  • Podem mostrar sinais de medo ou evitamento ao cuidador.

  • Demonstram comportamentos desorientados, como congelamento ou movimentos estereotipados.

  • Frequentemente associado a experiências traumáticas ou abusivas.

  • Pode levar a sérios problemas emocionais e comportamentais.

  • Crianças podem ter dificuldades significativas em formar relacionamentos estáveis e saudáveis na vida adulta.


Importância do Apego para o Desenvolvimento Infantil


  • Desenvolvimento Emocional O apego seguro proporciona uma base emocional estável que permite às crianças aprenderem a regular suas emoções e a desenvolver uma autoestima saudável.


  • Desenvolvimento Social Crianças com apego seguro tendem a ser mais sociáveis e capazes de formar relacionamentos positivos com outras pessoas. Elas aprendem habilidades sociais essenciais, como empatia, cooperação e resolução de conflitos.


  • Desenvolvimento Cognitivo Um apego seguro promove a curiosidade e a exploração, essenciais para o desenvolvimento cognitivo. Crianças que se sentem seguras são mais propensas a explorar e a aprender sobre o mundo ao seu redor.


Aplicação da Teoria do Apego na Criação com Apego

A criação com apego é uma abordagem que enfatiza a importância de responder de forma sensível e constante às necessidades emocionais e físicas das crianças. Os princípios da criação com apego, como amamentação prolongada, co-sleeping (dormir junto), e o uso de carregadores de bebê, estão alinhados com os fundamentos da teoria do apego e visam fortalecer o vínculo emocional entre pais e filhos.


A teoria do apego, com seu foco na importância das primeiras relações na vida de uma criança, fornece uma base sólida para práticas parentais que promovem o bem-estar e o desenvolvimento saudável.


Ao entender e aplicar os princípios da teoria do apego, podem criar um ambiente que nutra o crescimento emocional e social dos nossos filhos, preparando-os para uma vida de relacionamentos saudáveis e resilientes.


*Geovanna Tominaga é  jornalista, educadora parental, especialista em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil. Graduanda de Psicologia e mãe do Gabriel. É fundadora do Conversas Maternas.

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Eu sou Geovanna Tominaga, jornalista, educadora parental, especialista em neurociência, educação e desenvolvimento infantil. Sou estudante de psicopedagogia e mãe do Gabriel. 

Apaixonada por comunicação, criei o "Conversas Maternas" pra compartilhar  dicas e informações sobre maternidade e desenvolvimento infantil na Primeira Infância para uma parentalidade mais consciente.


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