Tummy time é o tempo que o bebê passa de barriga para baixo, enquanto acordado e supervisionado, para fortalecer músculos e estimular o desenvolvimento motor.
Tummy time é uma expressão em ingl6es que significa "tempo de barriga para baixo". Uma atividade recomendada para bebês menores de 6 meses.
O bebê pode ser colocado com a barriga encostada em uma superfície, como tapete ou chão. Sempre acordado e supervisionado por um adulto. Entenda a importância dessa atividade neste artigo!
Tummy Time, o que é?
A prática do Tummy Time é fundamental para o desenvolvimento motor e físico dos bebês, pois fortalece os músculos do pescoço, ombros e costas, preparando-os para marcos importantes, como rolar, sentar e engatinhar.
Você sabe porque essa atividade passou a ser recomendada? Devido a alta incidência de morte súbita. Por isso, a Academia Americana de Pediatria (APA) orientou que todos os bebês deveriam dormir de barriga para cima.
Foi observado que os bebês permaneceram de barriga para cima por mais tempo além do horário de sono, apresentaram um grande atraso nos marcos motores, e isso aumentou o índice de deformidades cranianas.
Por esse motivo, o momento do bebê de barriga para baixo, passou a ser recomendado. Assim, a mãe ou o cuidador pode variar a posição do seu bebê e estimular a postura de bruços. Afinal, o tummy time favorece o desenvolvimento de muitas partes do corpo.
Veja um exemplo neste video e saiba como é!
Tummy Time e o desenvolvimento do bebê
O bebê nasce "encolhidinho", o que chamamos de "flexão fisiológica". A medida que faz chutes aleatórios com as pernas, vai liberando o peso da região cervical (do pescoço) facilitando o levantar da cabeça e a transferência de peso para o quadril.
Até o quinto mês, o bebê já consegue sustentar a cabeça e ter toda extensão até o quadril, base para todas as próximas etapas do seu desenvolvimento.
Além disso, fazer o tummy time tem muitos benefícios como :
Favorecer a aquisição dos marcos motores principalmente inicialmente o controle de cabeça;
Previne deformidades e assimetrias cranianas;
integração dos sistemas principalmente sensorial;
Permite ativação muscular;
Ajuda na mecânica respiratória, no refluxo , cólicas, constipação;
Enfim, ajuda o bebê explorar o ambiente sob uma nova perspectiva! E você não precisa ficar com medo de iniciar a atividade. Quanto mais cedo, melhor! Ela pode e deverá ser feita desde a alta hospitalar, assim que seu bebê chegar em casa. Isso mesmo, quanto mais cedo melhor será sua aceitação. Lembra? As aquisições no primeiro semestre são fundamentais!
Como fazer o Tummy Time
Ha muitas formas de colocar seu bebê de bruços. Não só deixar no chão. Nesse primeiro momento explore seu colo, como por exemplo o coloque no seu peito, aproveite a interação e deixe seu bebê mais organizado permitindo ganhos sensoriais e motores.
Outras formas de estimula-lo pode ser nas suas pernas, no banho é uma ótima opção eles amam! Pode ser na almofada de amamentação( atenção ao tamanho e na altura dessa almofada. Uma outra alternativa muito motivadora é colocar o bebê de bruços, sobre um lençol ou lycra e puxar a lycra, passeando com o bebê pelo chão. É um sucesso!
Comece com sessões curtas, de 1 a 2 minutos, algumas vezes ao dia, especialmente nos primeiros meses.
Coloque o bebê em uma superfície firme e segura, como um tapete de atividades.
Use brinquedos ou interaja com o bebê para torná-lo mais divertido.
Aumente gradualmente o tempo conforme o bebê se acostumar.
Quanto ao tempo que o bebê deverá permanecer na postura?
A orientação é de 30 min por dia, podendo ser desmembrado de acordo com a rotina de cada família. Mas cada bebê tem seu tempo, seu ritmo. O objetivo é que ele fique por um período e vai aumentando gradativamente, sendo prazeroso acima de tudo. A presença do cuidador é muito motivadora!
Use também brinquedos adequados para cada idade para prender a atenção
Procure colocar quando estiver em sua boa "janela", sem sono, sem fome ou algum desconforto.
Caso ainda assim permaneça irritado mude a postura.
Acalme-o e varie o ambiente. Talvez o bruços direto no chão não seja a melhor opção para iniciar. Tente a posição de barriguinha no seu colo, na sua perna, no seu braço. Depois em uma almofada ou rolinho.
Outra dica muito interessante é o momento do banho.
Quando o bebê resiste em ficar nesta posição, vale a pena uma avaliação por um profissional especializado de forma entender e identificar o que está dificultando ele permanecer de bruços.
Ja colocou seu bebê de barriga para baixo, hoje? Lembre-se: "back to sleep" ou barriga para cima no momento do sono. "Tummy time" ao estar acordado e supervisionado.
Boa experiência!
*Bete é fisioterapeuta, especializada no Conceito neuroevolutivo Bobath baby e infantil combinado com integração sensorial, Método Therasuit. Pediatric taping e eletroestimulação na pediatria. Controle de tronco e pediatric gait.
Comments